• CARTA CAPITAL

Mineradora que quer explorar terras indígenas no Brasil confessa esquema mundial de corrupção

"A gigante da mineração e do mercado mundial de commodities Glencore International admitiu ter subornado autoridades estrangeiras e se envolvido em um esquema de manipulação do mercado de petróleo, inclusive no Brasil. A confissão dos crimes deve levar a empresa a pagar US$ 1,1 bilhão (R$ 5,3 bilhões, na cotação de 01/06) em multas e perda de lucros estimados. A Glencore é uma das quatro grandes empresas internacionais que têm requerimentos de pesquisa minerária em terras indígenas da Amazônia.


Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos – equivalente ao Ministério da Justiça no Brasil – a empresa suíça reconheceu atividades ilegais na Nigéria, Camarões, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Venezuela e República Democrática do Congo, além do Brasil, onde admitiu ter subornado funcionários da Petrobras."


Leia a matéria na íntegra na CartaCapital:


https://www.cartacapital.com.br/sociedade/mineradora-que-quer-explorar-terras-indigenas-no-brasil-confessa-esquema-mundial-de-corrupcao/?fbclid=IwAR1Sz4gXOl9E8-F-WCso0M_gsP4HZAtDBJwDTvxcIWiWBxg_sBzpqFLKCTc

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo