top of page
  • Foto do escritorJorge Augusto

Nota Pública


O Instituto Não Aceito Corrupção, associação civil nacional de natureza apartidária, tendo em vista os graves acontecimentos ocorridos ontem em reunião mantida entre o senhor presidente da República e embaixadores representantes de diversos países, vem a público se posicionar.


É motivo de extrema preocupação que a percepção da sociedade em relação à corrupção venha enxergando-a de forma cada vez mais grave, e, segundo a pesquisa A Cara da Democracia, financiada pelo CNPq e organizada por um pool de Universidades, no atual Governo, 32% das pessoas entrevistadas, aumentou muito –e este foi o maior grupo de respondentes. Outros 10% disseram que aumentou um pouco. Ou seja, para 42% aumentou.


Neste contexto, em que se sabe que a corrupção gera erosão nas instituições, preocupou-nos sobremaneira o fato de ter-se dedicado o presidente da República, na mencionada reunião, de conhecimento público, a disseminar fatos não comprovados aos dignatários estrangeiros acerca da confiabilidade das urnas eletrônicas, após ter sido o uso deste sistema chancelado democraticamente pelo Congresso Nacional, depois de intenso debate em ambas as Casas.


A postura do presidente tem sido de desconsiderar a chancela do sistema pelo Congresso e a própria eficiência do sistema, utilizado no Brasil sem intercorrências desde 1996, bem como por quarenta outras nações do planeta. As urnas eletrônicas brasileiras tiveram a eficácia atestada recentemente pelo TCU e deram a Bolsonaro seis mandatos como Deputado Federal e um como presidente em votação, sem qualquer questionamento.


Como se não fosse suficiente, mais uma vez se aventa com estardalhaço a hipótese inconstitucional de apuração paralela pelas Forças Armadas, não obstante a função seja prerrogativa exclusiva do TSE.


Percebem-se nítidos movimentos em direção ao desrespeito à soberania do voto do povo, o que é inaceitável. Registramos nosso repúdio a estas atitudes, que ferem gravemente o Estado de Direito e enaltecemos o papel do Congresso Nacional dentro da lógica da separação de poderes no sistema democrático, o qual deve vir a público, por seus líderes, em sua defesa. Além do Ministério Público, especificamente a Procuradoria Geral da República, a quem incumbe a defesa do regime democrático, e a própria sociedade civil, que não pode cruzar os braços diante de tamanhos desatinos.


São Paulo, 19 de julho de 2022.


Diretoria Executiva

Instituto Não Aceito Corrupção



232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page